Notícias >

PAULISTÃO 2015 | 05/01/2015 às 08:57:22

Ituano volta aos treinos e lateral fala sobre a formação da equipe

Foto: Arquivo pessoal

ASSESSORIA DE IMPRENSA

O Ituano, atual Campeão Paulista retomou sua pré-temporada neste sábado, 03/01/2015, visando a disputa do Campeonato Paulista.

O elenco é diferente da equipe que venceu o último Paulistão, entre eles está o experiente lateral Zé Carlos, que chegou ao clube para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro em 2014 e defenderá as cores do Ituano também no Regional, competição que já teve o prazer de ser campeão quando jogava pelo São Caetano.

No entanto, este ano a Federação Paulista de Futebol apresentou uma novidade, apenas 28 atletas podem ser escritos, sendo 3 goleiros e 25 jogadores de linha. Para Zé Carlos, esta nova regra faz com que o critério para as contratações aumente.

“A minha opinião é o que está acontecendo mesmo no futebol, principalmente paulista, pela situação de 28 atletas inscritos e não poder entrar mais ninguém. Hoje temos no plantel 23 jogadores, se não me engano, junto com os goleiros e vemos que está demorando um pouco as contratações por causa disso, isso está acontecendo com vários clubes e com o Ituano não é diferente. Mas, eu acredito que esta semana que entra agora, o Juninho (Presidente do Ituano) já normaliza as contratações para termos uma base, uma base para treinamento, um time para iniciar o campeonato. E eu acredito que para semana que vem o Juninho já fecha este plantel para darmos sequencia no trabalho para iniciar a competição e iniciar bem”.


Esta limitação de inscritos foi aprovada pelos clubes e para Zé Carlos também será melhor para os atletas. “Eu acredito que sim, até por contratações. Porque tem muitos clubes que contratam e quando as coisas não estão dando certo começam a mexer, começam a mandar embora, começam a reincidir contrato, porque hoje não existe mais este respeito no futebol brasileiro infelizmente. Hoje você faz um contrato de dois anos, longo, e não quer dizer que você vai chegar a ficar os dois anos no clube. Quando tudo não da certo, o projeto dando errado, onde começam a dispensar atletas e trazer outros diferentes. E com esta situação de 28 atletas inscritos e não poder entrar mais ninguém, eles não vão ter esta oportunidade de fazer isso, vão ter que manter a equipe que contrataram, por isso que estão demorando para contratar, para não errar em contratações. E vai ter Copa do Brasil, muitas clubes de São Paulo vão disputar, tem o Paulistão e pelo que vimos na tabela e comentamos na reapresentação, vai ser difícil, até Maio ou final de Abril ter uma semana cheia (para recuperação física e treinamento), vai ter sempre jogo quarta e domingo, então é puxado. É bom para dar sequencia pra equipe que está jogando sempre, não ter aquela mesclagem de sub-20,  as vezes alguns jogadores que não vem jogando, então achei interessante o futebol paulista fazer desta forma, porque você obriga os clubes em colocar o time titular jogando quarta e domingo, tem que ter esta situação. E tem que ter um foco de trabalho na pré-temporada pra aguentar este ritmo”

A equipe do Ituano está sendo montada, alguns jogadores chegaram, mas o elenco ainda não está completo. Para o lateral, as contratações estão bem encaminhadas. “Está indo bem, chegando alguns atletas. Ontem mesmo, chegou um companheiro que tive oportunidade de trabalhar no Icasa, que é o Naylhor zagueiro, chegou o Renato, também zagueiro que veio da Luverdense,  um bom atleta que tive a oportunidade de enfrentar. Chegou Misael (atacante), Leonardo zagueiro, rodado, do Santos, Shakhtar Donetsk, estava no Bragantino. Então nossa equipe está ganhando uma postura de equipe mesmo, já vínhamos treinando há duas semanas com esta mesma equipe e alguns atletas chegando. E o Juninho sempre reforçando, o Tarcisio (Pugliesi - Treinador) se empenhando ao máximo nas contratações para não errar e eu acredito que nossa equipe está com esta faixa de 23 a 25 jogadores com os goleiros. Então eu acredito que com mais uns três jogadores já fecha o plantel com os 28 inscritos para dar início ao nosso trabalho”.

Um dos reforços é o atacante Misael, jogador que foi destaque na equipe do Luverdense e muito querido dos torcedores. Zé Carlos fala sobre o novo parceiro. “O meu contato com ele é bem interessante, moramos no mesmo condomínio, vamos juntos para os treinos. Ele é um atleta exemplar, boa pessoa, teve uma passagem boa no Ceará e também no Fortaleza. E ele tem contrato na Luverdense, é um ídolo lá, mas aceitou este desafio, então a gente fica feliz. Se não me engano ele já jogou pelo Oeste de Itápolis pelo Paulistão e tem o interesse de fazer um 2015 muito bom, então ficamos felizes por isso.  Eu fiz um jogo treino com Misael, ele é um atacante muito rápido, um atacante de velocidade, então vamos procurar usar bastante a velocidade que ele tem. É um jogador de boa técnica e faz gols, Misael fez muitos gols na série B e no Campeonato do Mato Grosso pela Luverdense, então a gente sabe que ele vai nos ajudar muito”.

O lateral afirma que não consegue comparar o atual grupo que está se formando com o time da última temporada, mas deixou claro que a postura tem que ser a mesma, com humildade e trabalho. “Bem complicado, não tem como avaliar e diferenciar a equipe do ano passado com a deste ano. Tem alguns jogadores do ano passado que se encontram aqui ainda, fica difícil de fazer uma diferença assim. Só que reforçaram bem e a gente chegou, eu particularmente cheguei para a série D já com contrato para o Paulistão, a gente chegou com este objetivo, de manter a mesma pegada. Mas sabemos a nossa situação, o Ituano foram cinco anos deste jeito, primeiramente vamos brigar para não cair, fazer nosso jogo para não cair, daqui a pouco se tiver oportunidade, como teve ano passado, classificar e as coisas dando certo, Deus abençoar, chegar para disputar o título. Mas, defender título nós não vamos, sabemos que o Ituano não tem esta responsabilidade, nossa responsabilidade é entrar e deixar o Ituano no lugar que pegamos e automaticamente as coisas acontecendo, o time dando liga, se entrosando no campeonato e dando certo, vamos longe. Mas diferenciar o time deste ano com do ano passado é muito difícil, mudam muito os atletas e você sabe que em um ano vai bem, no outro ano você monta um time até melhor e não vai tão bem, então é bem difícil. Mas, ano passado deu tudo certo, felizmente uma coisa boa e sabe que a pressão vai ser grande em cima do Ituano. E temos que esquecer, o título já passou, a festa já aconteceu e agora é outra vida, outra história, todo mundo vai vir focado no Ituano que é o atual campeão e a gente tem que entrar como jogaram ano passado, entrar para não cair, como um time humilde e simples, como somos, para procurar nosso objetivo”.

O Ituano voltou aos treinos neste sábado com força máxima, treinou também neste domingo e Zé Carlos revela que esta semana a equipe terá dois amistosos pela frente. “Apresentamos ontem à tarde (sábado, 03/01/2015) já fizemos um treino e hoje vamos treinar em dois períodos. Já treinamos pela manhã e a tarde também vai ter treino. E durante a semana vai ser mais ou menos um período só de treino. Temos um amistoso quinta-feira contra União Barbarense e sábado contra a Caldense de Minas Gerais, que é da primeira divisão do Mineiro. Então será uma semana de dois amistosos, de trabalho mais voltado para o Tarcisio Pugliesi, trabalho técnico e tático. E a programação é essa, mas a princípio o que adiantaram ontem é que temos dois amistosos na semana, quinta com União Barbarense e sábado  contra a Caldense”.

A equipe do Ituano segue em Pré-Temporada visando a estreia no Campeonato Paulista, em 01/02/2015, contra o Santos na Vila Belmiro.

Clique e ouça o áudio do atleta.





« voltar



ACESSO

Lateral Marcelo Lanza comemora assistência do acesso e quer o título pelo Taubaté


MERCADO DA BOLA

Jogando na Europa, Goleiro Marcio não esconde a vontade de disputar mais um Paulistão.


PAULISTÃO 2015

Ituano volta aos treinos e lateral fala sobre a formação da equipe