Notícias > Campanelli

| 28/03/2022 às 18:48:22

Engenheiro explica reforma completa do gramado da Arena Romeirão

A Campanelli Gramados Esportivos, em parceria com o Consórcio Romeirão, acaba de finalizar a instalação do novo gramado da Arena Romeirão.

Galeria de fotos: ---- > https://flic.kr/s/aHBqjzHws8 
 
Desde a implantação do antigo gramado do Estádio Mauro Sampaio (o Romeirão) até os dias atuais, novas técnicas e tecnologias de construção de gramados esportivos de alto rendimento surgiram, com metodologias avançadas de terraplanagem e nivelamento, implantação de sistemas de drenagem e irrigação, composição da camada de enraizamento (top soil); assim como a escolha da espécie de grama mais adequada à região, forma de plantio e atividades de grow in (consolidação pós-plantio).
 
“O novo gramado da Arena Romeirão contempla as técnicas implantadas nas grandes arenas do país”, explica Matheus Ortega, engenheiro agrônomo da Campanelli Gramados Esportivos.
 
ETAPAS DA OBRA (ASPAS)
 
TERRAPLANAGEM
“A execução da terraplanagem contemplou caimentos em 4 águas, com 0,5% do eixo para as laterais e linhas de fundo. Essas cotas seguiram desde o solo base até a cota final da superfície gramada.”
 
DRENAGEM
“O sistema de drenagem adotado funciona de forma gravitacional, tanto na superfície quanto no subsolo. Na superfície a água é direcionada para as extremidades e drenada através dos caimentos aplicados. Na subsuperfície a drenagem é composta por valetas espaçadas em 5m, revestidas com manta geotêxtil tipo Bidin RT08 e preenchidas com brita tipo 0 e tubos dreno corrugados. Em sua totalidade, o sistema é composto por mais de 3.000m de valas e tubulação drenante. Sobre a cota final das valas, foram aplicados cerca de 900m³ de brita tipo 0 para formação de um colchão drenante com espessura final de 10cm.”
 
IRRIGAÇÃO
“Sobre a camada de brita foi instalado o sistema de irrigação automatizada. O sistema escolhido foi o embutido no gramado, composto de aspersores rotores escamoteáveis que emergem do solo quando a tubulação de irrigação é submetida à determinada pressão realizando assim a irrigação do campo. No sistema instalado, conhecido também como valve in head, em que cada aspersor é acionado individualmente por uma válvula solenóide de comando elétrico, o que possibilita maior controle da aplicação da lâmina de água e permite programação de rega por área do campo, de acordo com as estações do ano ou com o sombreamento, já que pode ser acionado em setores ou individual.”
 
TOP SOIL E ADUBAÇÃO
“Acima do sistema de irrigação, foram aplicados cerca de 3.850m³ de areia, com granulometria específica recomendada para o estabelecimento da grama. Junto a camada de areia foram aplicados e incorporados, adubos e corretivos para formação de uma zona de enraizamento (top soil) adequada para o desenvolvimento do gramado.”
 
PLANTIO
“A metodologia de plantio utilizada foi a do plantio em rolo, no qual o gramado é instalado através de bobinas de 0,75m de largura e 20m de comprimento. Esse sistema permite redução das emendas e maior velocidade de estabilização da grama, o que, consequentemente, proporciona que o gramado seja liberado para uso mais rapidamente.”
 
A espécie de grama utilizada foi a Bermudas Celebration, uma variedade bastante adaptada ao clima brasileiro, que possui maior resistência ao pisoteio e ao sombreamento, maior capacidade de recuperação e boa resposta às atividades de manejo e uso de fertilizantes, o que utilizada a faz ser a escolhida pela maioria das arenas do país.
 
CONSOLIDAÇÃO
Após o plantio, uma série de atividades foi desenvolvida na etapa que chamamos de consolidação ou grow in. Nesta etapa, a Campanelli realizou irrigações frequentes, cortes mecanizados, intenso programa de adubações minerais e foliares, controle fitossanitário preventivo de pragas e doenças, controle seletivo de plantas daninhas, coberturas com areia (top dressing), além de descompactações e cortes verticais.
 
“Toda essa dedicação e cumprimento do programa apresentado, resultou no resultado que vemos hoje, um gramado de alta performance e excelente qualidade para a prática do esporte”, finalizou Ortega.
 
CLIENTES
 
Além do consórcio Romeirão, a Campanelli Gramados Esportivos também conta com clientes importantes do futebol, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Athletico Paranaense, Coritiba, Ferroviária, Vila Nova-GO, Joia da Princesa (BA), Suzanão, Nogueirão, entre outros.





« voltar



Engenheiro explica reforma completa do gramado da Arena Romeirão